Sistemas de segurança ativa

Estrutural

Publicado por Itecons

Os sistemas de automação e controlo utilizados nos edifícios podem permitir uma gestão integrada de sistema de produção de energia renovável, HVAC, iluminação e de segurança.

Tradicionalmente, estes sistemas possibilitam a monitorização e controlo de fluxos de ar, da temperatura e da iluminação dos espaços, conferindo aos seus utilizadores um maior conforto e proporcionando uma diminuição da fatura energética do edifício como consequência de uma utilização mais eficiente dos recursos.

No entanto, mais do que uma preocupação com o conforto do edifício, propõe-se que estes sistemas sejam utilizados como meios de proteção ativa do edifício e dos seus utilizadores, através da incorporação de sensores de monitorização de parâmetros de segurança, sistemas de emergência e alarme. Estes sensores devem ser capazes de responder e detetar em tempo útil possíveis ameaças à integridade do edifício ou à segurança dos seus utilizadores, possibilitando uma intervenção atempada que garanta a segurança de pessoas e bens. Um sistema de automação pode, por exemplo, estar munido de sensores que permitam detetar a presença de potenciais contaminantes, informando o gestor do sistema sobre a existência de um problema, ou, em casos de maior gravidade, reportando diretamente às autoridades competentes.

Ver Mais

Palavras-chave

  • Estabilidade estrutural