Envidraçados com elevada resistência ao impacto

Estrutural

O vidro é utilizado há milhares de anos para permitir a entrada de luz natural nos edifícios garantindo simultaneamente proteção contra os agentes atmosféricos. Nos edifícios atuais são aplicados por norma vidros duplos, de modo a promover o conforto térmico e a eficiência energética. As alterações climáticas, com a tendência para o aumento da frequência e intensidade de fenómenos meteorológicos extremos, como tempestades e furacões, tornam premente a implementação de medidas de prevenção que diminuam os riscos para os edifícios e seus ocupantes associado a esses fenómenos. Neste sentido, em zonas com forte probabilidade de ocorrência de tempestades, ventos fortes e furacões, uma medida de grande importância no sentido de garantir a integridade do edifício e dos seus utilizadores é a aplicação de vidros com elevada resistência ao impacto. A resistência ao impacto pode ser conseguida por meio da aplicação de vidros laminados, de vidros temperados ou de películas de segurança. Os vidros laminados são compostos por duas ou mais lâminas de vidro intercaladas por películas plásticas. Em caso de rotura do vidro, as películas plásticas mantêm os fragmentos agregados, salvaguardando a segurança dos ocupantes ao evitar a projeção dos estilhaços cortantes e assegurando a integridade e a resistência residual do vidro até que seja possível substituí-lo. Outras vantagens associadas à utilização deste tipo de vidro relacionam-se com as suas boas propriedades de isolamento acústico e de proteção contra os raios ultra-violeta. Os vidros temperados são fabricados por um processo de têmpera, caracterizado por uma exposição a temperaturas muito elevadas seguida de arrefecimento rápido. O processo de fabrico dos vidros temperados confere-lhes uma grande resistência ao impacto, maior do que a garantida pelos vidros laminados, no entanto, contrariamente a estes, não evita o risco de estilhaçamento uma vez que em caso de rotura o vidro fragmenta-se em pequenos grânulos. Estes grânulos são pouco cortantes, pelo que a função de segurança não é comprometida com a utilização do vidro temperado. As películas de segurança são coladas sobre o vidro existente e impedem o estilhaçamento em caso de impacto. Conferem ainda proteção contra os raios ultra-violeta e conforto térmico e a sua aplicação tem a vantagem de dispensar a substituição dos envidraçados existentes.

• Estabilidade estrutural
  • Soluções construtivas